Website responsivo ou criar app: qual a melhor opção?

site responsivo
Site responsivo: ferramenta indispensável para o seu negócio
22 de agosto de 2016

Website responsivo ou criar app: qual a melhor opção?

website responsivo vs aplicativo para celular

Que as pessoas estão cada dia mais acessando a internet por dispositivos mobiles, não é novidade — agora, decidir entre um website responsivo ou um aplicativo para celular ainda é uma dúvida que permeia a mente de muitas pessoas.

A melhor resposta é que a solução mais adequada depende de certas necessidades e objetivos, e o importante é que você tenha essas questões bem definidas no momento de avaliar qual o caminho a seguir. Por isso, elaboramos este artigo para te ajudar. Confira!

O que é website responsivo

Há algum tempo, os websites eram projetados considerando um único perfil de resolução de tela. Ou seja, se o objetivo eram desktops, o website teria determinada configuração; se o objetivo era mobile, o website teria uma configuração e ajuste das informações totalmente diferente, adaptado para aquele aparelho.

Mas e quando o usuário gostaria de ver aquela informação num dispositivo diferente daquele para o qual foi criado? Havia aí um conflito. Para resolver esse problema e tornar as informações mais acessíveis, qualquer que fosse o dispositivo utilizado, criou-se o design responsivo.

Nesse sentido, ter um website com design responsivo quer dizer que ele se adapta a qualquer resolução de tela, pois ele comporta e se ajusta a diferentes quantidades de informação.

O que são aplicativos

Em uma linguagem mais técnica, os famosos “apps” são chamados de aplicativos. São aquelas aplicações encontradas para download, pago ou gratuito, em lojas online como a Google Play e a App Store.

Esses aplicativos possuem códigos de programação bastante diferenciados de acordo com o sistema operacional, o que os torna mais complexo o desenvolvimento e, consequentemente, maior o valor do serviço.

Website responsivo x app: vantagens e desvantagens

Atualmente, ter um website responsivo não é mais uma opção, se você quer que os visitantes do seu website tenham uma boa experiência. Além disso, websites responsivos têm uma relevância maior nas buscas orgânicas do Google, justamente pela experiência positiva dos usuários.

Por outro lado, os aplicativos oferecem funcionalidades que não seriam possíveis, ou pelo menos viáveis, em websites, como, por exemplo, acesso a recursos específicos do dispositivo, como a câmera e o acelerômetro.

Como já dissemos, o website responsivo é uma obrigação nos dias de hoje, pois não dá mais para ter apenas um website para desktop, ou uma versão desktop e outra mobile. (Há até exceções, como o Facebook, que possui uma versão mobile separada devido às suas muitas e funcionalidades, mas esse é um caso à parte).

No entanto, o mais comum — e o que se encaixa às necessidades de grande parte das empresas — é ter, além do website responsivo, a opção de criar um aplicativo para um determinado objetivo específico, com um plano de ação e estratégia bem estruturado.

O objetivo do website responsivo e do aplicativo não podem ser os mesmos. Por isso, estude quais são seus propósitos e avalie o seu público (onde ele se encontra, onde gosta de navegar) e  a partir daí, defina os próximos passos. Em caso de dúvida, é sempre bom procurar um profissional experiente.

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Gostou? Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais?

3 Comentários

  1. Eu ja estava procurando a muito tempo por informações como essa. Parabens pelo site e por seu conteúdo que achei muito relevante. Obrigado

  2. Aurea Santos disse:

    Adorei o site, meus parabens!