Site responsivo: ferramenta indispensável para o seu negócio

website responsivo vs aplicativo para celular
Website responsivo ou criar app: qual a melhor opção?
22 de agosto de 2016
aplicativos para celular
Aplicativos para celular: conheça as 4 maiores vantagens de utilizá-los
22 de agosto de 2016

Site responsivo: ferramenta indispensável para o seu negócio

site responsivo

Engana-se quem pensa que o marketing digital envolve apenas cuidar de redes sociais ou de campanhas voltadas para blogs e e-mail. As estratégias para ações digitais incluem também a construção de aplicativos e sites responsivos, levando em conta todas as características necessárias para que a página funcione bem em diferentes dispositivos.

Investir em sites responsivos é um fator importante das estratégias de marketing digital. Afinal, esse elemento pode ser fundamental para o sucesso de uma campanha e resultados de uma empresa em suas metas on-line. Quer saber mais sobre sites responsivos? Confira!

O que é um site responsivo?

Já faz tempo que o acesso aos sites deixou de ser exclusividade de computadores e notebooks. Smartphones também são capazes de acessar tudo o que está disponível na internet e, com o avanço da tecnologia e da internet, muitas pessoas utilizam apenas dispositivos mobile para buscar informações.

Mas, aí, encontramos um problema: a tela dos smartphones (ou tablets) é relativamente menor que a tela dos computadores, o que prejudica a visualização dos sites, já que muitos são feitos para serem acessados apenas no computador e não se encaixam em telas menores.

Um site responsivo é aquele que resolve esse problema, apresentando uma página adaptada para cada tipo de acesso, de qualquer plataforma, do computador ao smartphone. O problema é resolvido porque o site se encaixa corretamente em telas menores ou até mesmo maiores, facilitando a navegação e a experiência do usuário.

Quais são as vantagens do site responsivo?

A maior vantagem de um site responsivo é que ele se adapta a qualquer plataforma em que for acessado. Quando existe essa adaptação, o usuário pode navegar tranquilamente, sem a necessidade de acionar o zoom ou de clicar em alguma parte específica da página. Imagens, textos e menus também se encaixam perfeitamente na tela, sem que o usuário tenha que aumentar, diminuir ou correr a página para o lado para olhar todo o conteúdo.

As empresas que não possuem site responsivo acabam perdendo vários clientes, já que o número de acessos à internet através de dispositivos móveis aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Quando um consumidor acessa um e-commerce através de seu smartphone, por exemplo, e tem dificuldades em ver todas as informações do produto, ele logo desiste da compra e vai para outro site da concorrência, pois a experiência de usuário dele foi péssima.

Site responsivo influencia em buscas no Google?

Uma prerrogativa que merece destaque é a influência de sites responsivos em buscadores como o Google. Os resultados de qualquer pesquisa do Google aparecem conforme uma série de fatores, e um deles é a forma como o usuário vai visualizar o site.

A experiência de usuário é um ponto de importante análise para o Google. Ele avalia, por exemplo, se o usuário conseguirá navegar com facilidade por todo o site. Se o site não for responsivo e a busca vier de um celular, certamente esse site não aparecerá entre os primeiros resultados.

O maior site de buscadores sempre procura melhores formas de levar a informação para os internautas e está privilegiando os sites responsivos desde abril de 2015. Se você não quer ficar para trás e pretende manter o seu sucesso com o marketing digital, é melhor acrescentar em sua estratégia a criação de sites responsivos.

Tem alguma dúvida sobre a importância dos sites responsivos para os seus negócios? Deixe o seu comentário!

Comentários estão fechados.